Garibaldi e Manoela: Uma história de amor

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Guimarães, Josué. "Garibaldi e Manoela: Uma história de amor". Porto Alegre: L&PM, 2003. 52 Páginas. (Majhorrie Maciel Meira)

2 comentários:

Turma TOP 1 disse...

(Majhorrie Maciel Meira)
Fantástico!

Esta obra foi uma adaptação de outra já existente para em função do público jovem, para que facilitasse a compreensão, adicionando também algumas informações geográficas e históricas sobre o século XIX e a cultura sulista brasileira.
O romance relata a história do amor entre Giuseppe Garibaldi, um marinheiro italiano, e Manoela Ferreira, uma das sobrinhas de Bento Gonçalves, comandante da revolução farroupilha. A obra é verídica, e baseia-se na carta memorial deixada por Garibaldi onde ele se refere a Manoela por: "Sim, belíssima filha do Continente, eu era orgulhoso e feliz de te pertencer, fosse como fosse: tu, destinada a ser mulher de outro!". Na trajetória, podemos ver o amor que um sentia pelo outro, e quando o italiano, grande revolucionário, resolve pedir sua mão em casamento, tem seu pedido negado pelo seu grande amigo e comandante Bento, que lhe diz que Manoela irá se casar com seu filho. Garibaldi continua a lutar pelo Brasil, anos depois conhece Anitta, com quem se casa e tem filhos, já Manoela, sofria todos os dias pelo italiano, sua tristeza parecia não ter fim, seu destino foi a morte, morreu sozinha chamando por Giuseppe. Curiosamente, os jornais anunciaram o falecimento de Manoela como : Morreu a noiva de Garibaldi. Mesmo que devido a sua família, nunca tenha vindo a ser.
A leitura é perfeita, de fato, uma história emocionante, verdadeira e brasileira, muito bem escrita e adaptada, pode ser lida por qualquer público.

Turma TOP 1 disse...

Resenha apresentada por Majhorrie Maciel Meira, em 05/09/2014.

Postar um comentário