Uma narrativa biográfica Hanns & Rudolf, escrito por Thomas Harding conta a história de dois homens, um judeu e o outro o comandante de Auschwitz e a caçada que o judeu Hanns realizou para capturar Rudolf, comandante do pior e mais conhecido campo de concentração da Segunda Guerra Mundial. O livro é dividido em capítulos alternados entre Hanns e Rudolf, é apenas nos últimos capítulos que suas histórias são narradas juntamente, pois é somente no final do livro que os dois se encontram. Em certos momentos sentia que o livro era uma narrativa e não apenas uma biografia e acredito que esse fato se deu por conta da intensa pesquisa realizada pelo autor, que proporciona ao leitor todos os aspectos da vida desses dois homens, desde a infância até a morte e a riqueza de detalhes oferecidos ao leitor é algo extraordinário. O autor não é tendencioso em nenhum momento, ele não tenta nos fazer acreditar que há um herói ou um vilão, apenas conta a história desses homens, mostrando-nos os dois lados de cada um e dando ao leitor o poder de decidir isso. A linguagem do livro é fácil, tive o cuidado de ler bem devagar e com muita atenção para que pudesse entender a vida desses dois homens. Talvez o leitor tenha um pouco de dificuldade com as palavras em alemão mas nada que prejudique muito no entendimento da história. Perdi grande parte do preconceito que tinha com relação às biografias com esse livro. Adorei conhecer a história de Hanns e Rudolf e pude perceber o que havia por trás do homem responsável pela morte de milhares de judeus. O livro proporciona ao leitor não só a história desses homens, mas também um resumo geral da Segunda Guerra Mundial. Recomendo este livro não só a aqueles que têm certo fascínio por esse período da História mas também a aqueles que desejam conhecer melhor os personagens anônimos mas de grande importância na Segunda Guerra Mundial. Resenhado por: Millena Alves Paiva
1 comentários:
Uma narrativa biográfica
Hanns & Rudolf, escrito por Thomas Harding conta a história de dois homens, um judeu e o outro o comandante de Auschwitz e a caçada que o judeu Hanns realizou para capturar Rudolf, comandante do pior e mais conhecido campo de concentração da Segunda Guerra Mundial.
O livro é dividido em capítulos alternados entre Hanns e Rudolf, é apenas nos últimos capítulos que suas histórias são narradas juntamente, pois é somente no final do livro que os dois se encontram.
Em certos momentos sentia que o livro era uma narrativa e não apenas uma biografia e acredito que esse fato se deu por conta da intensa pesquisa realizada pelo autor, que proporciona ao leitor todos os aspectos da vida desses dois homens, desde a infância até a morte e a riqueza de detalhes oferecidos ao leitor é algo extraordinário.
O autor não é tendencioso em nenhum momento, ele não tenta nos fazer acreditar que há um herói ou um vilão, apenas conta a história desses homens, mostrando-nos os dois lados de cada um e dando ao leitor o poder de decidir isso.
A linguagem do livro é fácil, tive o cuidado de ler bem devagar e com muita atenção para que pudesse entender a vida desses dois homens. Talvez o leitor tenha um pouco de dificuldade com as palavras em alemão mas nada que prejudique muito no entendimento da história.
Perdi grande parte do preconceito que tinha com relação às biografias com esse livro. Adorei conhecer a história de Hanns e Rudolf e pude perceber o que havia por trás do homem responsável pela morte de milhares de judeus.
O livro proporciona ao leitor não só a história desses homens, mas também um resumo geral da Segunda Guerra Mundial. Recomendo este livro não só a aqueles que têm certo fascínio por esse período da História mas também a aqueles que desejam conhecer melhor os personagens anônimos mas de grande importância na Segunda Guerra Mundial.
Resenhado por: Millena Alves Paiva
Postar um comentário