ÉDIPO REI/ ANTÍGONA

segunda-feira, 24 de março de 2014

REFERÊNCIA:(Mariana Galvão de Campos)
SÓFOCLES. "Édipo Rei/ Antígona". 1º edição. São Paulo: Martin Claret, 2007. 142 páginas




1 comentários:

Turma TOP 1 disse...

Família Amaldiçoada

Mariana Galvão de Campos

A obra, Édipo Rei / Antígona, é uma junção de duas das mais famosas peças escritas por Sófocles (496 a.C.- 405 a.C ), um dos maiores escritores de tragédia grega, durante o período helenístico na Grécia.
Antes de o livro começar a relatar a peça de Sófocles, há um prólogo que nos guia, e ajuda a entender o mito por trás da história.
Uma família, foi amaldiçoada pelos deuses gregos, por essa razão teriam de suportar uma terrível profecia, aonde o Primogênito do casal iria ao crescer, assassinar seu pai, e esposar-se de sua mãe, após a mulher engravidar, o seu marido, o Rei, decretou que a criança deveria morrer, e assim teoricamente foi feito, a criança foi entregue a um pastor que deveria executá-lo, porém ele teve pena do bebê, e o passou para que alguém o criasse o mais longe possível do reino.
Ao se tornar adulto, Édipo retorna ao reino onde tudo deveria acontecer, ele encontra com um homem no meio do caminho e o mata, por tê-lo irritado, sem saber que este, era seu pai, o Rei. Assim ele segue seu caminho chega ao reino, esposa-se de sua mãe e tem filhos com ela.
Ele sem saber do crime que cometera, procura o assassino do antigo rei, e decreta que quem cometeu tal barbaridade deveria ser exilado do reino, e assim, ao descobrir que ele mesmo tinha cometido o crime, cegou-se com as próprias mãos e exilou-se com a ajuda de suas filhas, Ismênia e Antígona, que deveriam acompanhá-lo até que ele morresse, e assim foi feito.
Ao voltar ao reino Antígona e sua irmã tinham perdido o pai e a mãe (que se suicidou), depois de tudo ainda perderam os irmãos, em uma guerra. Um deles por ter apoiado a cidade rival foi condenado a não ser sepultado. E Antígona não aceitou tal insulto ao seu parente.
Ela mesma o sepultou, e ao ser descoberta sofreu pena por isso, sendo emparedada viva. Porém não aguentou sua sentença, e antes mesmo de ser liberta por seu noivo, se enforcou.
Por ser uma Tragédia, já nos passa a mensagem que não terá um final feliz. Porém é uma leitura empolgante, que nos leva a vivenciar os sentimentos das personagens.
A leitura é recomendada para jovens e adultos, pois apresenta linguagem difícil de ser compreendida.

Postar um comentário