DOM QUIXOTE DE LA MANCHA (Vol.1)

segunda-feira, 24 de março de 2014

REFERÊNCIA: (Limara Isadora Costa Soares)
CERVANTES, Miguel de.'' Dom Quixote de La Mancha''. S/ED. São Paulo: Martin Claret, 2007. 592 páginas.

2 comentários:

Turma TOP 1 disse...

Por amor as causas perdidas
Ah, Dom Quixote, o segundo livro mais lido no mundo e uma novela com características únicas. Só quem lê o livro consegue entender a sua fama e a genialidade de seu escritor.
Miguel de Cervantes escreveu uma história incrível, onde um famoso fidalgo da Mancha enlouquece por ler tantos livros de cavalaria, levando à loucura o camponês Sancho Pança, no entanto, este foi levado por sua ambição enquanto Don Quixote foi levado por seus livros. Dom Quixote foge com Sancho Pança e juntos passam a procurar aventuras de verdadeiros cavaleiros andantes, não esquecendo de mencionar aqueles que os carregam, o cavalo de Dom Quixote, Rocinante, e o burrinho de Sancho.
O que poucos sabem é que o narrador da história é absolutamente brilhante, envolvendo completamente o leitor, a loucura de Dom Quixote chega a ser engraçada, produzindo situações hilárias, isso sem falar nas histórias de outros personagens que Cervantes introduz, sempre com o foco em Dom Quixote, onde todas essas histórias se interligam de forma fantástica. Dom Quixote são vários livros menores disfarçados em um só.
A linguagem do livro não chega a ser muito complicada, dependendo do tradutor e do hábito do leitor esta pode ser facilmente compreendida. Cervantes pode ser bem detalhista mas o leitor que gosta ou que já se acostumou com esse tipo de livro consegue se sair bem.
Dom Quixote é um eterno apaixonado pelas causas perdidas e isso fascina tanto o leitor que este acaba esquecendo da loucura do personagem. Acredito que a loucura de Dom Quixote deva ser perdoada, afinal, todos nós somos um pouco como ele, imitando o que os outros fazem e agindo da forma como as pessoas consideram que se deva agir para fazer parte de alguma sociedade.
O título de segundo livro mais lido no mundo já é o bastante para convencer qualquer um a ler Dom Quixote mas se isso não é o bastante aposte na loucura de Dom Quixote, na ambição de Sancho, nas histórias dentro da história, nas situações hilárias e na criatividade de Cervantes para correr até a livraria mais próxima.
Resenhado por: Millena Alves Paiva

Turma TOP 1 disse...

Resenha apresentada por Millena Alves Paiva em 16/05/2014

Postar um comentário