ASSIS, Machado de. ''Memórias póstumas de Brás Cubas''. 3ª edição. São Paulo: Globo, 1997. 208 páginas.
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
segunda-feira, 24 de março de 2014
REFERÊNCIA: (Limara Isadora Costa Soares)
Postado por
Turma TOP 1
às
07:48
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Limara Isadora Costa Soares. Lido em: 03/02/2014 até 24/03/2014
Lembranças mortas
A obra apresenta a estória contada pelo próprio Brás Cubas, um defunto que relembra a sua vida. Brás Cubas nasceu em uma boa família e em suas lembranças relembra e revela seus amores, verdades, tristezas, conta sobre os encontros secretos com sua amada, etc.O livro que Machado de Assis escreveu em 1881 e publicado pela Globo, tem presente uma grande variação linguística histórica o que dificultou um entendimento mais claro durante a leitura. Esta obra é um clássico e seria bem apreciada por aqueles que procuram a cultura brasileira de renome.
Resenha apresentada por Limara Isadora Costa Soares em 16/05/2014
Cláudia Rayssa Renovato Melo da Costa Lido em: 15/07/2014 à 22/07/2014
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas(ASSIS, Machado de. ''Memórias póstumas de Brás Cubas''. 3ª edição. São Paulo: Globo, 1997. 208 páginas.) escrito por Machado de Assis(21 de junho de 1839 - 29 de setembro de 1908, Rio de Janeiro, escritor de maior nome da literatura nacional brasileira) é uma das obras mais inusitadas de Machado, onde o morto conta sua própria história. Brás Cubas é um senhor de família rica e tem como seu melhor amigo Quincas Borba, com o qual divide todos os seus momentos. Por mais que tivesse uma vida de rico, procurava coisas mais intensas da vida.
Em suas lembranças, ele nos revela suas verdades tristezas, conquistas e principalmente seus amores, Eugênia, Marcela e Virgília, a mais intensas de todas. Mas Brás ainda não se sentia um homem plenamente satisfeito. Então ele decide começar o ato de sua vida, produzir o emplasto Brás Cubas, porém não conseguiu o seu término, vivia muito ocupado e foi pego por uma tuberculose. Por mais que fosse de família rica, em sua época ainda não se conhecia a cura da doença e então Brás Cubas veio a óbito, deixando suas memórias póstumas.
É uma obra intensa e uma das mais famosas de Machado de Assis. Já foi retratado em filme pela Rede Globo de televisão, a qual obteve grande repercussão. Sua leitura não é de fácil compreensão, possui algumas palavras que não são usadas diariamente em nosso vocabulário, porém nada que impossibilite a leitura. Direcionada ao público jovem e adulto.
Resenha apresentada por Cláudia Rayssa Renovato Melo da Costa, em 29/08/2014
Postar um comentário