REFERÊNCIA: (Majhorrie Maciel Meira)
SPARKS, Nicholas. "Querido John". S/ED. São Paulo: Novo Conceito, 2010. 287 páginas
QUERIDO JOHN
segunda-feira, 24 de março de 2014
Postado por
Turma TOP 1
às
07:05
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
(Majhorrie Maciel Meira)
Querido John, escrito por Nicholas Sparks, é uma narrativa em primeira pessoa, narrada por John Tyree, um soldado americano que é transferido para Alemanha. O foco da trama é o seu relacionamento com Savannah Lynn Curtis, uma garota bondosa e sonhadora que conheceu enquanto tentava salvar sua bolsa de um "afogamento".
John era apenas mais um, sem perspectivas ou sonhos, vivendo apenas por viver, e o golpe final é o seu término com uma ex-namorada, que faz com que o mesmo se aliste no exército. Anos depois, ele retorna para a Carolina do Norte para ficar com seu pai durante sua licença de duas semanas. Então conhece Savannah, e descobre que na verdade ela estava de passagem pela cidade devido a um projeto social, é amor a primeira vista, e em duas semanas os dois se apaixonam perdidamente. Logo John tem que retornar para a Alemanha, mas Savannah promete esperá-lo. Durante alguns anos o amor que sentiam um pelo outros suporta tudo isso, e em breve John sairá do exército, entretanto, tudo muda com o atentado de 11 de Setembro, o que faz com que o ele se aliste novamente, e após todo esse tempo, a distância se torna fatal para o relacionamento dos mesmos.
Inicialmente, a leitura é muito, muito tediosa, mas ao longo do livro se torna mais interativa, facilitando o entretenimento. O desfecho da obra é inicialmente triste, porém, consegue nos trazer a realidade de que era realmente o que deveria ter acontecido, sem quebrar a magia romântica do livro. O curioso, é que nos da a impressão de que dois mundos ao colidirem não podem se juntar formando um outro, os opostos se atraem, mas nunca podem ficar juntos, e ao seu modo, Sparks consegue nos trazer uma nova interpretação, pois, no geral, a finalização de um livro é sempre um ou outra, triste ou feliz, mas neste livro, vemos que de fato, ele conseguiu encontrar um meio termo.
O livro pode ser lido por qualquer pessoa a partir de 12 anos, porém não contém linguagem explícita e a leitura é de fácil entendimento.
Gabriela Soares Nunes De Lima.
“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração reciproca cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.
Eu acho que é impossível não ser envolvida com essa historia de amor, é bastante emocionante ver a relação de John com seu pai, tamanhas ligações que a vida aplica nele, além de ver as inúmeras chances que a vida nós dá, o desfecho é bem diferente dos romances clichês de sempre, parar a tristeza de muita gente.
Resenha apresentada por Gabriela Soares Nunes De Lima, em 15/08/2014.
Resenha apresentada por Majhorrie Maciel Meira, em 22/08/2014
Postar um comentário