QUINCAS BORBA

segunda-feira, 24 de março de 2014

REFERÊNCIA: (Maria Eduarda Pires Rocha) ASSIS, Machado de. "Quincas Borba". 2 ª edição. São Paulo: Ridell de 1994 65 Páginas.


2 comentários:

Turma TOP 1 disse...

Cláudia Rayssa Renovato Melo da Costa Lido em: 07/05/2014 – 16/05/2014


Quincas Borba


Quincas Borba (ASSIS, Machado de. "Quincas Borba". 2 ª edição. São Paulo: Ridell de 1994 65 Páginas..) escrito por Machado de Assis (21 de junho de 1839 - 29 de setembro de 1908, Rio de Janeiro, escritor maior nome da literatura nacional brasileira), conta a história de Rubião, um senhor que conheceu Quincas Borba, e que, após a sua morte o deixou como herança seu cachorro, chamado Quincas Borba, e seus bens. Rubião apaixona-se por Sofia, mulher de seu amigo Palha. Desde então, passa a viver um romance quase que monótono, até chegar a loucura e ao seu destino final, a morte.
Como um leitora apaixonada por Machado de Assis, esta obra faz jus ao famoso escritor. O autor deixa claro o sentimento que deseja passar em seu texto. Muito interessante e me remete a fatos bem cotidianos. Rubião é um homem “normal”, tem sua vida simples, mas que repentinamente recebe uma grande quantia em dinheiro, não se controla, pensa que ganhou muitos amigos, porém grande maioria com interesse em seus bens. Apaixona-se por Sofia, a qual não corresponde seu amor, mas sente-se prazerosa em saber que é desejada. Ao notar seu amor não correspondido e seu dinheiro excessivamente gasto, Rubião começa a ficar louco e nessa loucura poucos são os seus verdadeiros amigos que estão ali para ajuda-lo. O seu verdadeiro amigo, que ele não tanto valorizou era o cão Quincas Borba, que o seguiu, esteve ao seu lado até a morte. Em suma, uma obra fantástica como todas as outras escritas por Machado de Assis.

Turma TOP 1 disse...

Apresentada por Claúdia Rayssa Renovato Melo da Costa, em 23/05/2014

Postar um comentário