SENHORA

segunda-feira, 24 de março de 2014

REFERÊNCIA:( Heloísa Silva Alves)
ALENCAR,José de "Senhora". 4 º reimpressão.São Paulo ,Editora Martin Clared. 2001. 245 paginas.

1 comentários:

Turma TOP 1 disse...

Lido entre: 26/07/2014 a 31/07/2014

Casamento comprado

Aurélia uma moça que vive nas regalias de ter todos os desejos concebidos tem um passado que muitos não aguentariam suportar tamanha dor. Perdeu toda a sua família, o que restara foi uma velha amiga, D. Firmina Mascarenhas. Uma menina pobre, que vivia de costuras, recebeu a rica herança de seu avô que falecera pouco tempo depois de sua mãe. Enquanto sua mãe ainda vivia, tinha como maior desejo ver a filha casada, com isso as tardes de Aurélia se resumiam a ficar na janela mostrando sua beleza ao mundo. Em uma dessas tardes conheceu o Fernando Seixas que a mais tarde a deixou para se casar com outro por um dote de trinta contos de réis.
Depois que recebeu a fortuna do avô fazendeiro, a menina procurou o amor que a deixou. Ofereceu a oferta de dote ao Seixas que deixou a proposta de casamento e procurou a melhor oferta, casou-se com Aurélia que o tinha escolhido a dedo e o comprado como marido. Logo após a cerimônia e casamento tudo é revelado ao noivo e o clima de romance no casal acaba. Daquela noite em diante o casal tem um casamento de aparências em pleno século XIX, mas nos bastidores vivem uma relação de amor e ódio.
O livro é muito bom apesar de muitas vezes ter que precisar do dicionário para entender o contexto. Recomendo para todos que queiram expandir seu conhecimento na literatura brasileira, além de ler uma boa história.

Limara Isadora Costa Soares

Postar um comentário